10 anos de Pícara Sonhadora



Quem não se lembra da mocinha simples, sonhadora, que morava em uma loja de brinquedos e todas as suas despesas eram anotadas em um caderninho? Se você é um SBTista, com certeza deverá se lembrar de Pícara Sonhadora, exibida em 2001 e completa amanhã 10 anos. Um grande sucesso da emissora mais feliz do Brasil.



A história era bem simples e marcou a volta da parceria do SBT com a Televisa para remakes mexicanos com temperos brasileiros. "Pícara", no qual o próprio Silvio Santos mandou não traduzir, gerou polêmica e deboche, mas talvez o grande saque do Silvio seria chamar atenção do público desde já pelo nome peculiar. Não deu outra: de um nome tosco gerou uma novela que foi um dos maiores sucessos da emissora, com 17 pontos de média geral e mais de 10 pontos na reprise de 2004.





Qual seria a explicação para o grande sucesso? Poderíamos dizer que o ano de 2001 foi de ouro do SBT, onde todos os produtos deram certo, mas seria um descaso não dar a César o que é de César a Pícara Sonhadora. O SBT acertou em cheio em pegar uma novela adulta com forte apelo infantil. Tanto é que a novela ganhou remake na Televisa, de nome Sonhos e Caramelos, exibida aqui no Brasil no canal CNT, e era uma trama100% infantil. Pícara era como um conto de fadas, a protagonista Milla, interpretada por Bianca Rinaldi, era uma moça pobre que morava com seu tio e apaioxona-se por Alfredo, vivido por Petrônio Gontijo, moço rico, dono da loja de brinquedos.





Até aí nada de novo, certo? Mas a Milla tinha um ar de inocência verdadeiro, revelando desde os primeiros capítulos o seu diferencial das outras mocinhas mexicanas. Os personagens cometiam erros, pequenos crimes, como a própria protagonista que desfrutava das locações da loja sem autorização e sua amiga Rosa, vivida por Marcela Muniz, que fugiu da cidade após roubar o dinheiro do caixa para tentar pagar um tratamento médico para sua filha. Contudo, tudo ficava bem claro que era ficção, erros cometidos intencionalmente, por certo seriam resolvidos no final da história.





Assim como um conto de fadas, Pícara Sonhadora foi uma novela onde era explícito uma história com começo, meio e fim. Personagens carismáticos e doses simples de maldade. Os cenários eram simples, assim como toda a produção da novela, o SBT começava do zero na nova fase de dramaturgia. O grande sucesso de Pícara, sem dúvidas, foi passar fielmente a mensagem de uma moça que lutou para realizar seus sonhos, de uma maneira divertida, infantil, chamando atenção de toda faixa etária. Quem sabe em breve não teremos BIS? É esperar pra ver.

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter