Cartas e Cartazes nº 06: SBT se compara a Itamar Franco sobre vice virar “líder” (30/12/1992)


Por José Eustáquio Lopes de Faria Júnior (@juniorpitangui)

O SBT sempre teve uma relação de conformismo com a vice-liderança. Embora algumas atrações chegassem à liderança ou causassem um certo desconforto da Globo, a meta era manter a vice-liderança com larga vantagem. Foi assim que surgiu o “liderança absoluta do segundo lugar”.

Porém, com o sucesso do Aqui Agora (chegando a bater a novela das 6 da Globo) e de Carrossel (derrubando muito a audiência da novela das oito também da Globo), o SBT viu que poderia ir um pouco além no tocante à audiência. Eis que é lançada a campanha “O Vice que melhorou até o líder”, cujo um dos seus exemplares vamos nos debruçar agora.

O slogan é claro em demonstrar que a ideia era passar ao público que o SBT não só apresentava uma alternativa concreta de programação à Rede Globo, mas também uma programação tão inovadora que causava até mesmo impacto sobre atrações da emissora carioca.

A bem da verdade esse “poder” do SBT sobre a grade da Rede Globo envaidecia a direção da emissora de Silvio Santos. Essas influências, ora de natureza de programação, ora de natureza de concorrência (Globo esticando produtos para evitar fuga para o SBT), foram bastantes claras no início da década de 90. A Globo, evidentemente, negava tudo.

Esse anúncio, de 30 de dezembro de 1992, faz um trocadilho muito inteligente da situação política vivida pelo Brasil à época. Fernando Collor acabara de sofrer processo de impeachment no Congresso e seu vice, Itamar Franco, assumia a Presidência da República.

O momento era grave com a crise política instalada com o primeiro presidente eleito pelo voto direito após a ditadura militar sendo deposto por uma pressão popular e rejeição do Congresso Nacional. Pra piorar, o cenário na economia também era muito tenso, com a inflação ultrapassando a casa dos 1.000% ao ano. Contudo, nem com essa situação crítica no País, o SBT perdeu a piada.

Em letras garrafais, o SBT diz que Itamar em 1990 jamais pensava que poderia deixar de ser vice (ou seja, virar presidente) e que tal fato consolava a emissora. Nesse sentido, o SBT mostra, numa das primeiras vezes, uma certa pretensão de alçar voos maiores que os conseguidos até então. A vice, até então comemorada pela emissora, poderia, um dia, virar liderança. Coincidência ou não, menos de 20 dias depois da publicação desse anúncio na imprensa, o SBT lançava o Domingo Legal, com Gugu Liberato, um dos programas do SBT que mais vezes alçou a emissora da condição de vice para líder de audiência em toda a história.

O que achou do anúncio de hoje? Gostou? Comente e envie também o seu anúncio antigo do SBT através do contato@sbtpedia.com.br. Vamos fazer o maior levantamento de anúncios da história do SBT.

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter