Cartas e Cartazes nº 12: SBT divulga programação infantil em publicação da Disney (maio de 1990)

Por José Eustáquio Lopes de Faria Júnior (@juniorpitangui)

A proximidade do SBT com o público infantil sempre foi uma tônica na programação da emissora. Para se ter uma ideia, em determinado Dia das Crianças dos anos 80, por exemplo, o SBT fez especiais de várias atrações sendo comandadas pelos pequenos, até mesmo telejornais.

O anúncio de hoje tem tudo a ver com essa identificação. Publicado no Almanaque Disney nº 228, de maio de 1990, o anúncio realça 4 estrelas da programação infantil na grade: Simony, Sérgio Mallandro, Mara Maravilha e Bozo. O anúncio deixa de fora Mariane (aniversariante de ontem), que estava em seu auge na emissora, isso porque o SBT aproveitou uma foto de outra campanha publicitária do final do ano de 1988, época na qual Mariane ainda não era apresentadora da casa.

A publicação dessa campanha em uma revista da Disney, mostra a tentativa do SBT em divulgar seus programas infantis para o público-alvo em outras mídias. E, claro, vincular à Disney - especialmente naquele tempo quando o SBT não mantinha parceria fixa com produtoras internacionais - era um ótimo negócio. Mesmo sem essa parceria, a proximidade de SBT com a Disney já vinha de algum tempo, sendo que durante os anos 80 o SBT chegou a colocar no ar o “Cine Disney”, bem como organizar a Parada do Dia das Crianças com participação de vários personagens criados por Walt Disney e vindos diretamente de Orlando, nos Estados Unidos, para a festa organizada pela emissora nas ruas de São Paulo.

O ano de 1990 foi muito difícil para o SBT, que tinha feitos fortes investimentos nos anos anteriores com pouco retorno. Ainda por cima a grave crise na economia brasileira prejudicou bastante o andamento dos trabalhos e das produções. Chegou-se a cogitar, inclusive, que ficassem apenas dois programas: um apresentado por Bozo e Mariane de manhã e outro à tarde com Mara e Sérgio Mallandro.

Se não foram tão radicais ao ponto dessa mistura de programas, viria conseqüências mais graves: a equipe infantil destacada no anúncio viria a ser desmontada por completo. Sérgio Mallandro trocaria o SBT pela Globo dois meses depois dessa publicação. No mesmo período, Simony deixaria a casa. Em 1991, seriam as vezes de Bozo e Mariane deixarem a programação infantil. A última, inclusive, pelo motivo bizarro do cabelo cortado.

Mara Maravilha viria a ser a única sobrevivente dessa crise da programação infantil da emissora, que ganharia em 1991 um importante reforço com Eliana, estreando como apresentadora na TV pelas mãos de Silvio Santos.

O anúncio publicado hoje nos foi enviado pelo leitor Gustavo Fernandes Souza, o qual agradecemos desde já a colaboração.

O que achou do anúncio de hoje? Gostou? Comente aqui no site! Seu comentário é muito importante para aprimorarmos cada vez mais o quadro. Envie também o seu anúncio antigo do SBT através do contato@sbtpedia.com.br. Vamos fazer o maior levantamento de anúncios da história do SBT. Não fique fora dessa!

Perdeu alguma edição do Cartas e Cartazes? Veja as edições que já publicamos:

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter