Cartas e Cartazes nº 17: SBT homenageia Dia dos professores com Professora Helena e comete erro de Matemática (15/10/1991)



(Clique sobre a imagem para ampliar)

Por José Eustáquio Lopes de Faria Júnior (@juniorpitangui)

Hoje é dia 13 de outubro e o SBTpedia resolveu prestar uma homenagem aos professores, tão importantes para a construção de uma sociedade brasileira mais humana e justa. Na próxima segunda-feira, dia 15, é uma data dedicadas a eles e nada melhor do que mergulhar em um anúncio de Carrossel para falar desses profissionais.

Esse anúncio, de outubro de 1991, trata exatamente de uma homenagem bem humorada do SBT a todos os professores brasileiros. Nele, a emissora diz torcer por um aumento (no salário) dos professores tão grande quando a Professora Helena deu ao SBT (no IBOPE).

A Professora Helena, interpretada pela atriz Gabriela Rivero, virou uma unanimidade não só entre professores e alunos, mas entre todos que assistiam a novela no País (e não eram poucos), ao ponto até mesmo de visitar Fernando Collor de Melo, então Presidente da República, em Brasília e com uma multidão a sua espera nos entornos do Palácio do Planalto.

Reparem que, na campanha, o SBT comemora esse aumento no IBOPE de Carrossel, dizendo que antes de Carrossel, a emissora detinha cerca de 4% do share às 20 horas. Depois de Carrossel, esse índice foi a 25%. Isso demonstra o quanto Carrossel foi importante para o SBT no período, sendo que até mesmo a TV Cultura ameaçava não só o SBT como os demais canais nessa faixa entre 19h-20h30.

Reparem, ainda, na “gafe” do anúncio. Sim, trata-se de um erro de matemática em pleno anúncio dedicado aos professores! Ao dizer que de 4% para 25%, o SBT cresceu no horário 525% está..... errado! Trata-se, na verdade, de um aumento ainda maior, totalizando 625%.

Assim como atualmente, em que Carrossel constitui-se uma importante arma do SBT na grade na briga pela vice-liderança, na época não só Carrossel como também outras novelas mexicanas no horário nobre (algumas apoiadas no próprio sucesso da novela infantil), fizeram a alegria de Silvio Santos.

Não por menos, um mês antes desse anúncio ser publicado, a Manchete (que viu o sucesso de Pantanal em 1990 ser totalmente superado), saiu atacando na imprensa não só o SBT mas também a Rede Globo, dizendo que ambas se mereciam, por se sustentar com sucessos estrangeiros (o SBT com as mexicanas e a Globo com seriados e filmes americanos). Para a Manchete, só ela dava valor ao produto verdadeiramente nacional. Não por menos o anúncio (abaixo para vocês também poderem conhecê-lo), fora publicado no dia 8 de setembro, data exatamente posterior a das comemorações da Independência do Brasil.


O SBT, claro, nem deu bola pra Manchete. Um dia após desse anúncio da TV de Adolpho Bloch, estava estreando mais uma mexicana: “Simplesmente Maria”. E, 14 dias antes desse anúncio da Professora Helena, entrava no ar a primeira novela de Thalia no SBT: “Quinze Anos”.

Voltando ao anúncio do SBT, reparem na parte mais escura do logo da emissora. Trata-se de uma menção aos 10 anos de existência, comemorados em agosto daquele ano. Ano este em que o SBT pode sanar vários problemas financeiros, muito pelo sucesso das estreias daquele ano, na qual se inclui Carrossel.
O que achou do anúncio de hoje? Gostou? Comente aqui no site! Seu comentário é muito importante para aprimorarmos cada vez mais o quadro. Envie também o seu anúncio antigo do SBT através do contato@sbtpedia.com.br. Vamos fazer o maior levantamento de anúncios da história do SBT. Não fique fora dessa!

Perdeu alguma edição do Cartas e Cartazes? Veja as edições que já publicamos clicando aqui!

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter