Entrevista SBTpedia: Márcio Esquilo, diretor do Domingo Legal


O SBTpedia retoma suas entrevistas comemorando os 20 anos do Domingo Legal, recém completados no último dia 17. Para isso, conversamos hoje com Márcio Esquilo, que é diretor do SBT desde 2009, acumulando passagem pelo 1 contra 100, Topa ou Não Topa e, desde 2011, está na direção do Domingo Legal, ao lado de Roberto Manzoni (Magrão). Na entrevista, Esquilo, com seu tradicional visual heavy metal, fala sobre sua trajetória no SBT, os bastidores da atração, a relação com Magrão e as novidades que estão por vir no ano de 2013, afinal, neste próximo domingo, Celso Portiolli e o Domingo Legal retomam sua rotina ao vivo na programação da emissora. Confira a entrevista exclusiva na íntegra:

SBTpedia: Esquilo, você chegou ao SBT em 2009, no meio daquele fogo cruzado SBT x Record, quando da saída de Gugu Liberato. De quem partiu o convite para você ingressar no SBT? E como foi trabalhar nas produções do 1 contra 100 e Topa ou não Topa?
Márcio Esquilo: Recebi o convite da Eliana para vir trabalhar no SBT. Ela disse que alguém me ligaria, e para minha surpresa quem ligou foi o próprio Silvio Santos. Marcamos uma reunião onde aceitei a sua proposta e assim começou minha história no SBT. Quando Roberto Justus veio para o SBT, o Diretor Geral Paulo Franco me convidou para trabalhar com eles. Como já conhecia o Roberto, pois tinha feito 5 edições do Aprendiz, aceitei mais esse desafio. O Topa ou não Topa foi um programa divertido, formato que o próprio Silvio já havia apresentado. Foi uma época boa na qual nos divertíamos com os partcipantes e suas histórias, além da tensão em saber se iam ou não topar a proposta do negociador.

SBTpedia: Em 2011 você foi convidado para assumir a direção do Domingo Legal ao lado de Roberto Manzoni, o Magrão. Como é a relação entre vocês e como são divididas as tarefas de direção?
Márcio Esquilo: Já conhecia o Magrão, pois quando eu trabalhava no Faustão era o nosso maior adversário. Ele dirigia o Gugu e eu fazia parte do Domingão do Faustão. Depois disso trabalhei com o Magrão na Band no “Jogo da Vida” onde pude conhecê-lo melhor. Quando soube que viria para o Domingo Legal fiquei feliz pois o Domimgo Legal é um programa importante da emissora. Já são 20 anos no ar! Trabalhar com ele é divertido, ele é um cara legal e existe muito respeito entre a gente. Na verdade é difícil falar em divisão, somos uma grande equipe e eu o auxilio em tudo que ele precisa.

SBTpedia: Como é feita a reunião de pauta do Domingo Legal? Celso Portiolli participa ativamente das escolhas das matérias e atrações?

Márcio Esquilo: Toda terça-feira fazemos nossa reunião de pauta. O Celso participa ativamente de tudo do programa. Quando ele não pode estar presente, ele fala direto conosco ao telefone.
 
SBTpedia: Em 2012, o programa reestreou os quadros Telegrama Legal e Bom Dia Legal. Vocês pretendem retomar quadros que foram sucesso no passado da atração?
Márcio Esquilo: Sim, tudo que deu resultado no passado poderá voltar, alguns quadros temos que dar uma nova cara mas estamos sempre em busca de coisas novas.
 
SBTpedia: Outra atração que agradou em 2012 foi a estreia do Jogo do Amor. Nele, Celso Portiolli se mostrou muito à vontade no comando do formato. Da mesma forma, o Surpresão mostrou um Celso capaz de lidar com situações emocionantes. Existe algum estudo de mais quadros onde se possa explorar melhor a improvisação do Celso no palco, ao vivo?
Márcio Esquilo: Na verdade o Celso é um cara versátil e se adapta muito bem a todos os quadros, então pensamos no quadro e decidimos juntos o que será feito. Sei que ele vai fazer muito bem e fará o quadro virar sucesso.

SBTpedia: Ao longo de sua carreira como diretor, você já dirigiu games e realities em diversas emissoras, inclusive com formatos inseridos dentro de programas de auditório. O Domingo Legal até fazer algo do tipo com o “Meu Pai é Melhor que seu Pai”, mas durou pouco tempo no ar. Fala-se muito, entre os fãs do SBT, que o Passa ou Repassa/Curtindo uma Viagem seria perfeito dentro do Domingo Legal, até pelo Celso ter feito história nessas atrações. O que você acha disso?

Márcio Esquilo: Acho que seria uma ótima idéia, o Celso se dá muito bem com esse tipo de programa então caso ele volte tenho certeza que será um sucesso.
 
SBTpedia: Quadros com vídeos da Internet, como o TOP 10, se proliferou pelos dominicais da TV e isso tem implicado em um cansaço nítido nesse tipo de atração. Vocês pretendem reformulá-lo ou tirá-lo do ar em 2013?
Márcio Esquilo: Sim, reformular sempre. O TOP 10 sempre foi muito bem na audiência. É um clássico do programa e tem muitos fãs no Brasil.

SBTpedia: Outros quadros bastante questionados são os do início do programa, que está se revezando entre o Foguetinho e o Porta dos Desesperados. Uma das poucas vezes que foi aberto mão desses quadros no início, com Bruno e Marrone ao vivo, a atração chegou a liderar. O que você tem a dizer a respeito disso?
Márcio Esquilo: O Magrão sempre gostou de musicais, mas a presença de artistas no domingo ao vivo e muito cedo é um pouco difícil por conta dos shows. Mas o Domingo Legal está buscando várias atrações de peso para 2013.

SBTpedia: Uma matéria bastante elogiada recentemente foi a das compras de Natal na 25 de Março, pelo Celso Portiolli. Além disso, o apresentador fez algumas viagens internacionais, como Disney e Las Vegas. Celso continuará fazendo matérias externas este ano?
Márcio Esquilo: Com certeza, as externas com Celso são sempre muito divertidas e dão ótimos índices de audiência, esse ano de 2013 Celso vai ralar muito (risos).

SBTpedia: Muito se fala na imprensa que o Domingo Legal é um dos campeões de faturamento do SBT, mesmo começando às 11 horas da manhã. É verdade? A que você acha que deve esse sucesso?
Márcio Esquilo: Sim. Primeiro temos o nome Domingo Legal que é muito forte, e também o Celso tem muita credibilidade e sabe vender um produto como ninguém. É a união da Tradição e Confiança.

SBTpedia: É natural que todo programa ao vivo, fique atento na concorrência por causa da guerra pela audiência. Quem fica responsável por analisar o IBOPE e estes números chegam ao conhecimento do Celso Portiolli durante o programa?
Márcio Esquilo: O Magrão cuida da estratégia e fica de olho no IBOPE. E sim, o Celso fica sabendo da audiência durante a atração.

SBTpedia: Como você avalia o trabalho no Domingo Legal nesses 2 anos de programa? E como você vê as mudanças nas tardes da concorrência, especialmente da Record, que tirou o concorrente direto do ar recentemente?
Márcio Esquilo: Desde que entrei estamos tentando melhorar a cada domingo, e sabemos que nas outra emissoras exixtem pessoas competentes que também pensam como a gente. Por isso temos que estar sempre atentos e inovando, pois a briga é dura. Fiquei triste com a saída do “Tudo é Possível” do ar, pois já trabalhei lá e conheço muitos profissionais. Não posso opinar sobre o término do programa, acho que foi uma decisão da diretoria da Record.

SBTpedia: O Domingo Legal acaba de completar 20 anos de história. O que você pode adiantar de novidades para a atração nesse ano tão marcante 2013?
Márcio Esquilo: Como começamos o ano agora, estamos em reuniões para falar de 2013, mas posso adiantar que teremos novidades, mas ainda não posso falar pois a briga é dura (risos).

Nossos agradecimentos ao diretor pela entrevista concedida ao SBTpedia. E em breve vem muito mais aqui no site. Fique ligado!

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter