Cartas e Cartazes nº 69: SBT realiza Parada do Dia das Crianças e atrai milhões para as ruas (11/10/1986)



Clique sobre o anúncio e vá em "exibir imagem" para vê-lo em tamanho maior

Por José Eustáquio Lopes de Faria Júnior (@juniorpitangui)

Hoje é Dia das Crianças e uma data com essa representatividade como essa não poderia passar em branco no SBTpedia, ainda mais numa emissora que sempre se orgulhou em fazer programação de qualidade para esse tipo de público.

Para comemorar esse dia tão especial, resolvemos buscar os anúncios das duas primeiras edições (1986 e 1987) da Parada do Dia das Crianças, realizada pelo SBT. Para quem não sabe, a Parada era um evento promovido pelo SBT e que fez enorme sucesso entre 1986 e 1988, sempre transmitida ao vivo pela emissora em sua programação.



Inspirada nas grandes paradas e desfiles que acontecem nos Estados Unidos, Silvio Santos resolveu trazer isso para o SBT e para seu público mais efetivo, tirando, claro, o dominical. Foi assim que em 12 de outubro de 1986, um domingo, a partir das 9 da manhã, o SBT realizou a sua primeira Parada do Dia das Crianças.

Como se tratava da primeira edição, o SBT ainda não tinha dimensão de como o evento poderia ser recebido pela população. Por isso, optou-se por fazer algo mais “conservador” e nos anos posteriores (especialmente em 1988), fazer uma superprodução pelas ruas de São Paulo.

Especificamente em 1986, o grande destaque era o Bozo, ídolo de toda a garotada na época, através da programação infantil do SBT. Tanto que ele serviu como mote para o anúncio da primeira parada: “O Bozo é uma Parada”. Além do Bozo e sua turma, outros artistas do SBT também desfilaram em carro aberto e outras atrações poderiam ser vistas, como os Dragões da Independência, cães amestrados, carros antigos, malabaristas, motociclistas e palhaços. O evento foi realizado na Avenida Tiradentes, na capital paulista e contava com o apoio e supervisão da Prefeitura de São Paulo.

Com o sucesso da primeira edição, o SBT resolveu repetir a dose em 1987, mas com um trajeto bem maior e uma produção ainda mais caprichada. Começando às 10 horas (a de 1986 havia começado às 9h), o desfile começava na Avenida Rubem Berta (Aeroporto), percorria a Avenida 23 de Maio, Vale do Anhamgabaú, Avenida Tiradentes e terminava na Praça Bagatelle, no Santana. Um percurso que totalizava 22 quilômetros. Um dos destaques dessa edição da parada era a promessa de chegada do Superman, do “céu” para cumprimentar as milhares de crianças que assistiam ao desfile, o que no dia se revelou ser um boneco pendurado em um helicóptero (veja abaixo a chamada da atração em 1987):


O anúncio, como pode ser visto abaixo foi bastante criativo. Ele, na verdade, não anunciava algo que iria acontecer e sim tratava da Parada que já havia acontecido. Foi publicado um dia depois do evento, em 13 de outubro de 1987. Nele, o SBT diz que inaugurou seu auditório de 22 km (referindo-se ao percurso total da Parada) e dizendo que colocou o povo de São Paulo nas ruas para assistir à TVS (SBT) ao vivo. E frisa: “Ao vivo mesmo”.


Mas em 1987, o SBT resolveu não parar somente na realização e transmissão da Parada. Resolveu também fazer uma grade totalmente especial, onde além dos programas especiais dedicado às crianças (Bozo, Oradukapeta e Show Maravilha), as crianças também tivessem seus próprios programas no ar (Comando Criança e Eu Quero ser Artista) e também realizasse a apresentação (sim, isso mesmo) e reportagem dos telejornais da casa. As 17 horas de programação do dia 12 de outubro, portanto, foram dedicadas ou feitas pelas crianças naquele dia. Infelizmente, o único vídeo que existia desse momento histórico foi tirado do ar no YouTube.

A última edição da Parada e a de maior repercussão foi a de 1988. Tudo porque o SBT fechou uma parceria com a Disney, pelos 60 anos do personagem Mickey Mouse. De lá dos Estados Unidos, vieram, portanto, dezenas de personagens oficiais dos estúdios de Walt Disney. Somada essa força com o apelo dos artistas do SBT (Hebe, Silvio Santos, Gugu, Carlos Alberto, Bozo, Sérgio Mallandro, Mara e cia), o desfile rendeu cerca de 2 milhões de pessoas nas ruas. Algo impressionante. Abaixo você pode ver trecho do Show de Calouros do dia 9 de outubro de 1988, em que Silvio Santos mostra a chegada dos personagens da Disney no aeroporto:


Vale destacar que dentre os repórteres que cobriam o evento, ao vivo, para o SBT, estava Christina Rocha, hoje apresentadora do Casos de Família.

Com certeza eventos como esse fazem falta. Era algo sem apelação, sem qualquer tipo de violência. Reunia multidões apenas interessadas em ver seus ídolos e pessoas que admiravam pela TV e tinham uma oportunidade única de chegar perto. Talvez hoje não tivesse o apelo de antigamente, onde tudo era mais romântico e a TV e os personagens de desenhos eram vistos ainda com grande admiração e despertavam a curiosidade de todos. De toda forma, a Parada do Dia das Crianças conseguiu, em apenas 3 anos de realização pelo SBT, ficar na história definitiva como um dos maiores eventos dedicado a esse público infantil na história do nosso País.

O que achou do anúncio de hoje? Gostou? Comente aqui no site! Seu comentário é muito importante para aprimorarmos cada vez mais o quadro!

Perdeu alguma edição do Cartas e Cartazes? Veja as edições que já publicamos clicando aqui!

Quer conhecer mais sobre a história da TV brasileira? Visite e participe do Mofo TV, subfórum do Fórum Natelinha. Clique aqui, cadastre-se e participe!

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter