Cartas e Cartazes nº 118: Com Campeonato Brasileiro dividido, SBT homenageia campeão que não transmite (14/12/1987)



Clique sobre o anúncio para ver em tamanho original

Por José Eustáquio Lopes de Faria Júnior (@juniorpitangui)

Se você acha o futebol brasileiro desorganizado hoje em dia (e com razão), o que diríamos sobre a bagunça que foi o campeonato nacional em 1987?

Naquela época o Campeonato Brasileiro foi dividido em dois módulos: O Verde, do Clube dos 13 e o Amarelo, da CBF. Isso porque não houve um acordo entre as partes para um campeonato único. Enquanto o Clube dos 13 queria uma “liga enxuta”, a CBF argumentava que não poderia deixar de fora clubes que subiram da segunda divisão.

E assim o campeonato foi tocado até o final. E claro que isso iria resultar em polêmica. O Flamengo acabou sendo o campeão do Módulo Verde tendo o Inter como vice. O regulamento previa que os dois clubes se juntariam a Sport e Guarani (campeão e vice do Módulo Amarelo) para disputar um quadrangular para decidir o verdadeiro campeão brasileiro. Acabou que Flamengo e Inter não aceitaram essa fórmula com “fase final” e acabou que Sport e Guarani decidiram o título sozinhos.

O jogo final entre Sport e Guarani, inclusive, contou com transmissão exclusiva em rede nacional do SBT (veja o vídeo abaixo), com narração de Ivo Morganti, comentários de Clodoaldo e reportagens de Jorge Kajuru. As imagens levadas para todo o Brasil foram captadas pela TV Jornal (ainda hoje afiliada do SBT em Pernambuco), com apoio técnico da TV Itapoan (afiliada do SBT na Bahia na época, que hoje faz parte das emissoras da Record).


A transmissão do jogo final da Copa União (como foi chamado o Campeonato Brasileiro daquele ano) era a repetição da final do Módulo Amarelo, que também já havia sido transmitido pelo SBT em 1987. Naquela oportunidade, o SBT publicou na imprensa do Rio um anúncio da partida dando a entender que o Flamengo disputava algo maior no Módulo Verde: “O Segundo de audiência transmite hoje a decisão do segundo campeonato de futebol”. Veja abaixo o anúncio:


O fato é que o Sport se sagrou campeão naquela oportunidade, com gol de Marco Antônio. Mas o Flamengo não deixou barato. Até hoje se discute, quase 30 anos depois, quem foi o campeão de fato: Sport ou Flamengo? A decisão já passou pelo STJ e agora vai para a maior instância jurídica do Brasil: o Supremo Tribunal Federal. O Ministro Marco Aurélio Mello é o relator da celeuma futebolística.

Pois bem. Ninguém sabe ao certo quem foi o campeão. Ou se ambos foram campeões. O que podemos dizer é que o SBT aproveitou o título do Flamengo no Módulo Verde para fazer uma homenagem bem legal na imprensa carioca (veja no topo, o anúncio principal). Detalhe: homenageou o campeão que não mostrou (já que os direitos dessa "parte" do campeonato era da Rede Globo).

Brincando com o hino do clube “uma vez Flamengo, sempre Flamengo”, o SBT colocou em grande destaque “uma vez SBT, sempre SBT”. E a emissora crava em letras pequenas no anúncio: “Homenagem da rede vice-campeã brasileira de audiência ao time campeão brasileiro de futebol”. Claro, tratava-se de uma média da emissora com o público-alvo do anúncio que eram os cariocas, onde tem milhões de flamenguistas. Uma mesma peça publicitária dessas, certamente, não pegaria bem em Pernambuco ou mesmo em São Paulo, onde o Guarani de Campinas estava na disputa do título na época do Módulo Amarelo e posteriormente a decisão da Copa União. 

Curiosamente, coincidentemente ou ironicamente ou não, em 1995, quando o SBT iniciou uma campanha para divulgar a chegada da Copa do Brasil a sua grade de programação, a emissora tratou de colocar Flamengo e Sport, eternos rivais, juntinhos. E a emissora brinca sobre qual é a preferência sobre um dos times. Veja abaixo: 

 
Em tempos de tanta corrupção e desorganização do futebol, ainda em 2015, muito se discute a criação de uma liga independente de clubes. Quem sabe não seria o ideal para nosso futebol crescer, voltar a ser o que era, respeitado mundialmente, e essas coisas, como de 1987, ficarem apenas nos livros de história?

O que achou do anúncio de hoje? Gostou? Comente aqui no site! Seu  comentário é muito importante para aprimorarmos cada vez mais o quadro!

Perdeu alguma edição do Cartas e Cartazes? Veja as edições que já publicamos clicando aqui!

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter