Tribuna SBTpedia: Turbulência aos domingos: o que fazer? – Parte 1, por Gabriel Reis

Turbulência aos domingos: o que fazer? - Parte 1

Por Gabriel Reis* (gabrielviannareis@gmail.com) 




Na última semana dois dos principais apresentadores dominicais da televisão brasileira estiveram nas manchetes dos sites especializados em televisão no Brasil. Primeiro foi a vez de Celso Portiolli: em resposta a seus seguidores no Twitter o apresentador disse, dentre outras declarações, a respeito do “Domingo Legal”: “Na verdade eu tento mudar aquilo todo dia, mas não consigo. Então fica como está. Quero parar daqui 18 meses. Pra mim tá bom. #prontofalei”. As declarações repercutiram na imprensa que chegou a publicar a ocorrência uma suposta discussão entre Portiolli e Roberto Mazoni (o Magrão, diretor do “Domingo Legal”), negada posteriormente por Celso.

 No dia 21, após a repercussão na imprensa, Celso esclareceu o caso em seu Twitter. A ordem correta de leitura textual é de baixo para cima.

Após a declaração sobre “parar daqui 18 meses”, Celso disse se tratar apenas de férias, apesar de afirmar que atualmente o “ânimo não é dos maiores”.

Em seguida foi a vez de Geraldo Luís. Após desabafar contra a Record no ar por ter tido sua matéria “picotada” pela direção da casa, Geraldo disse: "Eu tenho amor por essa emissora, mas não façam mais isso com a minha matéria, em respeito profissional a mim também". Também afirmou que há na Record gente que não briga pela casa e cospe no prato que come: "Eu, não. Eu brigo, não sou covarde", completou em seguida. As declarações resultaram em uma suspensão de Geraldo Luís da apresentação do “Domingo Show” por tempo indeterminado. O programa ontem foi apresentado por Luiz Bacci.

 Geraldo Luís

A suspensão de Geraldo imediatamente repercutiu e colocou uma série de interrogações em todos que acompanham televisão: Luiz Bacci segurará os índices do “Domingo Show”? Geraldo Luís irá voltar ao ar na Record? Irá para a RedeTV? E todas essas questões acabam esbarrando no SBT: “A saída de Geraldo Luís abrirá espaço para um crescimento do SBT no horário?”, “Geraldo no Luís no SBT daria certo?”, “E o Portiolli como fica?”, “Será que o problema do Domingo Legal não é o conteúdo e não o apresentador?”.

A verdade é que “Mundo Disney”, “Domingo Legal”, “Eliana”, “Roda a Roda” e “Programa Silvio Santos” não vencem a Record com frequência há meses. O que ocorre são resultados esporádicos (como o do domingo, dia 17). Em um cenário de dificuldade num dia tão tradicional como os domingos, todos esses questionamentos por mudança aparecem e são essas questões que abordaremos na segunda parte desse artigo.

Como sugestão, relembro aqui os artigos já publicados sobre o “Mundo Disney”, Celso Portiolli e Silvio Santos (Parte 1 e Parte 2).

*É graduado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Escola de Comunicação da UFRJ. Teve passagens pela TV Boas Novas e pelos canais Esporte Interativo, onde foi coordenador de programação. Atualmente escreve artigos de opinião às segundas-feiras no “SBTpedia”

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter