Tribuna SBTpedia: 12 momentos dos 12 anos do Casos de Família, por Rafael Fialho

12 momentos dos 12 anos do Casos de Família

Por Rafael Fialho* (rafaelbfialho@gmail.com)

Em maio, o Casos de Família comemorou 12 anos no ar – fato a ser comemorado no SBT, conhecido pela instabilidade em sua programação. Entre idas e vindas na grade, mudanças de horário e alterações na apresentação e no estilo, o programa coleciona histórias para contar. Nesta lista apresento 12 momentos bem representativos da atração, com vídeos surreais, engraçados e marcantes – ou não.

 Christina Rocha no Casos de Família. Reprodução

1) Melhores momentos com Regina Volpato 

Regina Volpato, a primeira apresentadora, relembra alguns momentos engraçados ocorridos no programa; vale a pena ver e rir muito! 



2) Christina rebate críticas 

Além de apresentar o Casos de Família, Christina Rocha acumula outra função: defender o programa. Acusada de promover baixaria e armação, ela se posiciona várias vezes em favor da atração que comanda; é o que ocorre neste vídeo, quando convidou uma jornalista para conhecer o programa. 



3) Vamos falar de anorexia? 

Nem só de entretenimento vive o Casos de Família: o programa sempre discutiu temas importantes, levando discussões e histórias de vida que sensibilizam para problemas enfrentados pelo público. Por exemplo, a anorexia.



4) A “missão social” de Christina Rocha 

Para aqueles que consideram a “fase Christina Rocha” apenas como “telebarraco”, esta edição sobre o tema do alcoolismo mostra que, até hoje, o programa trata de temas sérios (como a violência contra a mulher), cumprindo o que a apresentadora gosta de chamar de “missão social” do Casos.


5) Naitebruique 

Um clássico, este vídeo traz a participação de uma convidada que narra sua experiência ao tentar comprar um notebook. Ou seria um naitebruique? 



6) Caindo sem perder a pose 

Em tempos em que até Silvio Santos se deixa ser mostrado caindo no palco, por que Christina Rocha teria vergonha de aparecer se estabacando no chão? Profissional, a apresentadora recebe cuidados enquanto continua com o programa. Detalhe para a convidada que ri do tombo. 



7) Versão picante 

Silvio Santos mandou, e em 2013 o programa passou a ser exibido nas noites de quarta. Para vender seu peixe, Christina defendeu que o novo horário possibilitaria pautas mais “picantes” – com direito a entrada de gogo boys e um joguinho, no mínimo, curioso. A estreia contou com a presença de Ratinho e depoimentos de artistas do canal parabenizando Christina. Ainda bem, Silvio voltou atrás e o Casos voltou a ser “de família”, reinando nas tardes do SBT. Neste vídeo, um aperitivo da fase “Christina quase proibida”:


8) Fazendo as pazes. Só que não 

Prezando por uma boa briga, eis que a produção teve a brilhante ideia de fazer uma edição especial com convidados que haviam sido expulsos por Christina Rocha. Confusão na certa. 



9) A primeira vez a gente nunca esquece 

Não, não consegui encontrar o vídeo da estreia de Christina Rocha em 04/05/2009, embora lembre muito bem do programa do dia. Mas este vídeo de uma das primeiras edições com a nova apresentadora já mostra o novo posicionamento do Casos de Família: 


10) Mil programas, muitas histórias 

Quando o Casos completou mil programas no ar, teve edição especial com os profissionais envolvidos em sua produção para contar como a atração é feita, além de trazer depoimentos de familiares de Regina Volpato e artistas do SBT parabenizando-a. Vale a pena ver.


11) Casos com artistas do SBT 

Bem que poderia haver uma edição dedicada às tretas envolvendo artistas do SBT e seus familiares, mas na verdade este vídeo mostra uma ação de divulgação da nova programação do canal. Utilizando a fórmula simples do Casos de Família, Celso Portiolli, Ana Paula Padrão, Ratinho, Cris Poli e outros apresentadores sentaram-se na cadeira e conversaram com Regina Volpato sobre suas novas atrações na casa, além de contarem algumas curiosidades sobre sua vida pessoal. Essa é para todo SBTista ver. Veja aqui no link.

12) Posso ir ao banheiro?

Fechando a lista, mais um vídeo sobre coisas que só acontecem no Casos de Família: no meio do programa, um convidado interrompe a conversa e faz um pedido para Christina. Em vez de fazer uma revelação bombástica, seu desejo era outro: ir ao banheiro.

 
*Jornalista, Rafael Fialho é doutorando em Comunicação Social pela UFMG e fez do SBT seu objeto de estudo: pesquisa o canal há tempo, tendo se dedicado a pesquisas sobre os SBTistas, Silvio Santos e sobre a interação da emissora com seu público a partir das vinhetas. Atualmente pesquisa a tematização da violência contra a mulher no programa Casos de Família. Escreve artigos de opinião às quartas-feiras no SBTpedia. Para conhecer seus trabalhos sobre o SBT, mandar críticas, sugestões ou trocar ideias, escreva para rafaelbfialho@gmail.com    

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter