Tribuna SBTpedia: Jô Soares no SBT - Perguntas e Respostas, por Gabriel Reis

Jô Soares no SBT - Perguntas e Respostas

Por Gabriel Reis* (gabrielviannareis@gmail.com)

 Jô Soares. Foto: Divulgação / TV Globo

Nos últimos dias cresceram as informações sobre a volta de Jô Soares ao SBT. Na sexta-feira (21) o jornalista Flávio Ricco publicou em sua coluna que Silvio Santos havia ligado para Jô no dia anterior para iniciar uma conversa de uma possível volta. No dia seguinte (sábado, 22), Léo Dias cravou a reestreia de Jô no SBT em 2017, falando inclusive que ambas as partes já haviam assinado contrato. Procurada, a assessoria do SBT nem negou nem confirmou a notícia: “A assessoria desconhece a ida dele, mas não descarta”. Ontem (23), Jô Soares negou ao jornal “O Estado de São Paulo” sua ida para o SBT, dizendo que sua ligação para Silvio Santos seria para convidá-lo para uma entrevista em seu programa.

É importante destacar que tudo isso é, na verdade, parte de um processo maior, que é o fim do “Programa do Jô”. Tudo começou quando, no final de fevereiro, a TV Globo anunciou que essa seria a última temporada do programa, que terminaria junto com o contrato do Jô Soares com a emissora. Isto posto, vamos separar em perguntas e respostas, a situação “Jô no SBT”.

De onde surgiu o boato?

Flávio Ricco publicou em sua coluna, no dia 21 de outubro, que Silvio Santos havia ligado para Jô Soares para iniciar uma conversa de uma possível volta. No dia seguinte (sábado, 22), Léo Dias cravou a volta do apresentador para o SBT. Ontem, Jô Soares negou sua volta a emissora de Silvio Santos em entrevista ao “Estadão”.

Qual o destino de Jô Soares em 2017?

Esta é a pergunta mais indefinida e a que atrai mais holofotes ao assunto, mesmo com a negativa de Jô (em relação a sua volta ao SBT). O contrato do apresentador com a TV Globo irá expirar em dois meses (dezembro de 2016) e estranhamente não houve renovação. Desde que o fim do “Programa do Jô” foi anunciado, além da não renovação com a Globo, nenhum de seus possíveis projetos para o Grupo Globo em 2017 foi confirmado oficialmente. Cogitou-se dar a Jô uma coluna no “Jornal da Globo”, ideia que o apresentador negou publicamente. Um possível programa seu no canal GNT também é comentado desde o início do ano, mas também não saiu do campo das possibilidades. Do outro lado, enquanto o tempo passa, a Globo já definiu que Pedro Bial ocupará o lugar de Jô Soares nas madrugadas, já oficializando a saída do jornalista do “Big Brother Brasil”. Se isso é ruim para a continuidade de Jô na Globo, facilita a sua saída. O cenário atual é que não há projeto para o apresentador em 2017 e nem ao menos uma multa rescisória que o prenda a Globo.

Se o Jô vier para o SBT, como fica o “The Noite”?

A vinda de Jô não exclui o “The Noite”. Programas de mesmo gênero convivem em uma mesma grade de programação. O SBT tem três programas de auditório somente no domingo, assim como já teve dois talk-shows simultâneos no ar: “The Noite” e “De Frente com Gabi”.

Qual o melhor horário para o Jô?

Apesar de ter se notabilizado em fazer um programa de entrevistas diário, creio que a idade a saúde de Jô Soares, além da presença do “The Noite”, levam o SBT e o próprio apresentador a optarem por um semanal. Com as madrugadas de segunda à sexta ocupadas por Danilo Gentili e as de domingo por Roberto Cabrini, resta a Jô Soares as madrugadas de sábado após o “Sabadão, com Celso Portiolli”. Jô entraria no ar às 00h45 e após a primeira meia hora de programa não teria concorrência em outros canais (exceto a Globo, a partir de 1h15 todos possuem horário vendido ou programas de baixa audiência).

Qual o melhor formato para Jô?

Sendo exibido uma vez na semana, o desgaste para o apresentador é menor e todo o formato é melhor cuidado. Um dos principais problemas em toda trajetória de Jô Soares na Globo foi o excesso de convidados que muitas vezes não rendiam. O próprio “The Noite” opta por, no máximo, dois convidados por dia, sendo na maioria das vezes apenas um. O “Programa do Jô” na maior parte de seus 17 anos na Globo trazia sempre três convidados por dia. O ideal é ter menos convidados, mas que tenham relevância para o grande público. O próprio Jô Soares, na duas vezes que entrevistou Roberto Carlos, levou apenas o cantor ao programa.

Um segundo ponto seria a respeito da recuperação da veia cômica do apresentador, que não interpreta seus famosos personagens desde o final da década de 1980.

Hoje, o grande diferencial dos novos talk shows é a presença maior de quadros humorísticos. Jimmy Fallon tem se notabilizado nos Estados Unidos por suas imitações de Donald Trump e Danilo Gentili tem nos quadros de humor grandes sucessos em sua carreira como: “Rodada da Noite”, “O Mestre Mandou” e “Leite Show”, no “The Noite”; “Lado B da TV”, “Passou na TV” e “Mesa Vermelha” no “Agora é Tarde”; e “Repórter Inexperiente”, no “CQC”. Jô Soares possui inúmeros personagens de sucesso que poderiam ser relembrados como o “Capitão Gay” e o dentista “Bocão” (que deu origem ao famoso bordão). 

Apesar de remontarem a um humor de personagem, injustamente marcado como “datado”, são personagem muito populares e com histórico de sucesso em TV aberta. É sempre bom lembrar que “A Praça é Nossa” segue como uma das maiores audiências do SBT e, na Globo, Adnet e o “Novo Zorra” estão longe de repetir índices de antigos humorísticos tradicionais da emissora carioca como “A Grande Família” ou o “Zorra Total”. Se o Jô parou de fazer humor no SBT, a emissora também poderia marcar sua volta ao gênero. 

Danilo Gentili estreou na TV como o “Repórter Inexperiente”, no “CQC”. 

Pela força da marca, tradição, prestígio e pela própria história na emissora não há como não pensar em uma volta de Jô Soares ao SBT. Gravando-se menos, mas com mais qualidade, Jô ainda pode render e trazer de volta à TV de Silvio Santos suas grandes entrevistas e seus personagens históricos.

*É graduado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Escola de Comunicação da UFRJ. Teve passagens pelo SporTV, como coordenador de produção, e pelos canais Esporte Interativo, onde foi coordenador de programação. Atualmente escreve artigos de opinião às segundas-feiras no SBTpedia

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter