Tribuna SBTpedia: 'The Story of My Life': o novo formato de Eliana no SBT, por Gabriel Reis

'The Story of My Life': O novo formato de Eliana no SBT

Por Gabriel Reis* (gabrielviannareis@gmail.com)

 Foto: Divulgação/SBT

Na última semana, na MIPCOM, a maior feira de televisão do mundo, o SBT adquiriu junto a Talpa Global, o formato internacional “The story of my life”. O programa consiste em reunir um casal de celebridades e, através da maquiagem, mostrá-los um ou outro e ao público, como envelhecerão ao longo dos anos. A aquisição do formato vem em momento delicado para Eliana no SBT. Em 43 semanas de disputa no IBOPE (sem ainda levar em conta os resultados de ontem), a apresentadora foi derrotada por Rodrigo Faro, seu concorrente direto, 37 vezes.

Um dos recursos que “The story of my life” tem e que pode ser fundamental para essa recuperação de audiência é a utilização de um método antigo, mas muito eficaz na televisão brasileira: provocar a emoção dos telespectadores através da história de vida de celebridades.

Esse famoso método tem origem no “Esta é a sua vida”, na década de 1960, apresentado por J. Silvestre, e ganhou variações ao longo dos anos. No início dos anos 2000, quando Fausto Silva enfrentava sua maior crise de audiência, foi com o “Arquivo Confidencial” (dentre outras mudanças, como o “Se Vira nos 30”) que o apresentador global conseguiu recuperar a liderança perdida para Gugu Liberato. O quadro se tornou um dos mais clássicos do “Domingão do Faustão” e hoje é referência em homenagens a famosos na TV.

A partir do formato clássico baseado em depoimentos de parentes para famosos no palco, as produções foram ganhando força e variações. No “Você se Lembra?” (SBT, 2009), um humorista (Zé Américo) é colocado no palco para comandar uma competição de jogo de memória envolvendo elementos da vida do homenageado. No “Visitando o Passado” (no ar no “Caldeirão do Huck”, TV Globo) é reconstruído um ambiente muito significante da vida do homenageado. Neste último sábado, o Padre Fábio de Melo teve a sala de aula da primeira escola que estudou reconstruído no palco de Luciano Huck.

“The story of my life” oferece um formato diferente da homenagem clássica de depoimento, mas leva o público a se emocionar junto com o casal retratado em cada programa. O impacto visual diante dos olhos dos participantes e dos telespectadores é tamanho, que leva a declarações de amor, choro e reflexões. “The story of my life” pode levar emoção ao “Eliana”, sem precisar apelar, e pode ser um excelente começo de caminho para a retomada da vice-liderança no horário.

Em 2015, o canal “Field Day”, no Youtube, fez uma experiência baseado no mesmo formato do “The story of my life”. Nela um jovem casal na faixa dos 30 anos envelhece e se “vê aos 50, 70 e 90 anos de idade. O vídeo viralizou e já possui mais de 18 milhões de acessos. A Globo percebeu o sucesso e fez o mesmo em uma matéria no “Fantástico” com os recém-casados José Loreto e Débora Nascimento (veja através do link).

Um dos trechos do “The story of my life”, exibido pela Dutch TV. Nele um casal se “vê” com 90 anos de idade.

*É graduado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Escola de Comunicação da UFRJ. Teve passagens pelo SporTV, como coordenador de produção, e pelos canais Esporte Interativo, onde foi coordenador de programação. Atualmente escreve artigos de opinião às segundas-feiras no SBTpedia

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter