Importante: Carta aberta aos fãs do SBT

Carta aberta aos fãs do SBT


A partir de 1999/2000, sempre me interessei pelas notícias em jornais, revistas e TV sobre a guerra de audiência, onde o SBT sempre teve protagonismo, especialmente aos domingos. Desde 2005, pelo menos, acompanho diariamente as informações relativas ao SBT na Internet em fóruns de TV e redes sociais. A partir de 2010, criei o site SBTpedia com vista a divulgar a emissora, sem nunca ter recebido absolutamente nada por isso.

Ao longo desse período acumulei muitos amigos, inclusive da emissora, pessoas da melhor qualidade, pelo qual tenho o mais absoluto respeito. Também pude aprender bastante sobre esse universo da televisão, que é fascinante, mesmo para mim que possuo formação em outra área (Direito).

Nesse período suportamos diversas coisas, tempos terríveis de audiência, chegando a índices abaixo de 1 ponto no horário nobre em determinado dia, mas sempre acreditando que dias melhores viriam. Apoiando, sugerindo e torcendo. Com a fidelidade que é característica dos fãs do SBT nas redes sociais desde que elas existem.

Diante dos últimos acontecimentos relativos à grade de programação do SBT, especialmente no tocante ao cuidado (ou falta dele) com o seu jornalismo, aos buracos deixados na grade aos sábados e domingos e as eternas picuinhas do dono (acionista majoritário) com as ações da direção de programação e artística da emissora, boicotando-as sempre que pode, torna-se impossível continuar lutando pela emissora.

Venho protelando nas últimas semanas para não tomar uma medida drástica a respeito do SBT, afinal tenho uma afinidade enorme com a emissora e até estava em andamento com um projeto da WikiSBTpedia, com vistas a criar uma enciclopédia digital da emissora, dando um espaço merecido à sua história, tão pouco divulgada, compartilhada e estudada.

A gota d’água veio nesta segunda-feira (9), quando a emissora (Silvio Santos) tomou a surpreendente medida de tirar o Clube do Chaves do ar, que estreou na semana passada e que estava alcançando picos próximos dos 10 pontos, para voltar com o jornalístico “Primeiro Impacto”, a partir de quarta, com apresentação de Dudu Camargo – sim, aquele que é Homem do Saco no Fofocando, não possui formação na área e que costuma fazer dancinhas constrangedora pelas manhãs.

Aliás, nem precisava especificar que a ideia havia sido de Silvio Santos. Afinal, é nome de jornalístico reaproveitado, decisão sem planejamento, lançamento às pressas e apresentador que “dá mídia”. Mais uma de muitas decisões que mostram que Silvio Santos não consegue e nem reúne condições mais de administrar uma emissora do porte do SBT. Se o dono não se preocupa com o futuro de sua empresa e com o patrimônio que deixará para suas filhas não sou eu que vou ficar quebrando cabeça com tudo isso.

Quanto a mim, comunico minha saída do site SBTpedia, o qual criei, a partir da próxima semana. A decisão é drástica, porém, necessária e simbólica. É importante deixar claro que não compactuo com essas medidas absurdas. Talvez, quando o SBT finalmente ganhar uma direção profissional (que torço para que aconteça o quanto antes), eu volte a desenvolver ou trabalhar em um projeto voltado para a emissora. Agora, sinceramente, não dá mais. Não dá mais para conviver com essa imprevisibilidade todo dia, a todo tempo. Coisa do mais profundo amadorismo em pleno 2017.

Continuarei fã do SBT como sempre fui. Fã é fã, nos momentos bons e ruins. Continuarei fã de Silvio Santos, afinal ele é e sempre será o melhor comunicador do Brasil. Contudo, é sempre necessário dividir o Silvio Santos apresentador e o Silvio Santos diretor de TV. E o segundo sempre foi um problema no SBT, mesmo no seu auge, que muitas vezes não teve consequências piores por suas decisões, por incompetência e falta de competitividade alheia da concorrência.

Torço para que a emissora consiga implantar em breve um Conselho de Administração de forma profissional, para que a transição 2016-2017 não repita 2006-2007, com intervenção séria de Silvio Santos na grade e danos incalculáveis para a programação.

Esperando por melhores dias na administração do SBT, despeço-me,

José Eustáquio Lopes de Faria Júnior
Editor-Chefe do SBTpedia

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter