Tribuna SBTpedia: Esportes internacionais que fizeram história no SBT, por Gabriel Reis

Esportes internacionais que fizeram história no SBT

Por Gabriel Reis* (gabrielviannareis@gmail.com)

Vitor Belfort duelando contra Chuck Liddel em 2002. A luta foi a primeira do UFC a ter transmissão ao vivo em TV aberta no Brasil

No último domingo, ocorreu nos Estados Unidos o Super Bowl, a grande final da liga de futebol americano dos Estados Unidos (NFL). Com uma grande repercussão no Brasil (na TV, nos cinemas e nas redes sociais), aproveito para relembrar momentos em que o SBT optou por “fugir” do tradicional futebol brasileiro e exibiu competições de outras modalidades esportivas internacionais.

1 – Fórmula Indy


Apesar de parecer novidade para os que acompanham a trajetória mais recente do SBT, na década de 1990 a emissora se notabilizou pela transmissão das corridas de Fórmula Indy. Em 1995 o canal transmitiu ao vivo e com exclusividade todas as corridas daquela temporada, com narração de Téo José. Atualmente o mesmo Téo José segue sendo a voz oficial da Indy no Brasil, mas suas corridas são transmitidas majoritariamente apenas pelo Band Sports, com algumas exibições esporádicas pela Band.

2 – UFC


Apesar de muitos consideraram o “boom” do UFC no Brasil em 2011, ano em que o evento foi transmitido pela primeira vez pela Globo após o enorme sucesso do “UFC Rio” (na RedeTV!), em 2002, nove anos antes, o SBT transmitiu ao vivo a disputa do cinturão meio-pesado entre Vitor Belfort e Chuck Liddel. Hoje a modalidade só perde em audiência para o futebol na TV aberta, mantendo um share altíssimo nas madrugadas de sábado, o que levou o Grupo Globo a ser sócio do Ultimate no Brasil (no Canal Combate) e a transmitir seis eventos por ano na TV aberta (em média).

3 – Liga dos Campeões da Europa


Se hoje a “Liga dos Campeões” é o programa de maior sucesso em audiência da Band (junto com o “Masterchef”) e vice-lidera no IBOPE com frequência, poucos sabem que a primeira partida da competição europeia exibida no Brasil foi feita pela TVS em 1979. A grande final entre Nottingham Forest e Malmö FF foi exibida em VT para a cidade do Rio de Janeiro e para algumas cidades do interior do estado (área de cobertura da TVS na época).

4 – Boxe


Uma das figuras mais conhecidas do boxe brasileiro, Maguila foi a estrela de algumas das maiores “noitadas de boxe” transmitidas pelo SBT ao longo dos anos 1990. A emissora transmitiu, por exemplo, suas conquistas de título brasileiro e sul-americano em 1993 e seu famoso duelo contra George Foreman em 1990. Vale lembrar que o boxe já era destaque no SBT desde 1982. Aqui mesmo, no SBTpedia, José Eustáquio já escreveu sobre o assunto.

Com o futebol brasileiro cada vez mais dependente do Grupo Globo cabe ao SBT buscar alternativas à ele. Oportunidades não faltam: somente este ano três grandes torneios internacionais terão seus direitos colocados à venda: o Campeonato Italiano, a Liga Europa e a Liga dos Campeões da Europa (citada no texto).

*É graduado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Escola de Comunicação da UFRJ. Teve passagens pelo SporTV, como coordenador de produção, e pelos canais Esporte Interativo, onde foi coordenador de programação. Atualmente escreve artigos de opinião às segundas-feiras no SBTpedia

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter