Tribuna SBTpedia: O que é o jornalismo do SBT?, por Gabriel Reis

O que é o jornalismo do SBT?

Por Gabriel Reis* (gabrielviannareis@gmail.com)


Conforme noticiado por Flávio Ricco em sua coluna, Hermano Henning será o próximo a deixar o SBT. Após demissões de Joyce Ribeiro, Patrícia Rocha e do cinegrafista Ronaldo Dias, o veterano jornalista deixará a emissora após 23 anos de serviços prestados ao canal. Com quatro importantes demissões em um curto período de tempo (acrescidas de uma mudança na direção de jornalismo do canal), vale a pena perguntar: o que é o jornalismo do SBT hoje?

Se em número de horas exibidas o SBT é hoje a emissora aberta mais “jornalística” do Brasil, nota-se que o jornalismo da emissora é um arremedo de “ilhas” que parecem não se comunicar.

Roberto Cabrini, premiado repórter, montou sua equipe de forma independente do jornalismo da emissora e iniciou o seu “Conexão Repórter” do zero. Este fato está longe de ser um problema, desde que o padrão de qualidade fosse repetido nos outros produtos jornalísticos da casa. As séries de reportagens hoje são cada vez mais escassas, assim como as coberturas especiais.

Se o “SBT Brasil” segue intocável às 19h45, o que falar das inúmeras experiências feitas durante a madrugada e as manhãs da emissora? Sem contar as inúmeras tentativas de se produzir um jornal policial. O “Jornal do SBT” saiu do ar, o “SBT Notícias” entrou no ar de um dia para o outro e o “Primeiro Impacto” nasceu e renasceu diversas vezes e em diversos formatos. Ah, e não podemos esquecer dos famosos jornalísticos que mal entram no ar e são retirados logo em seguida: “Boletim de Ocorrências”, “Notícias da Manhã”, “SBT Manchetes”, “SBT São Paulo”, “SBT Notícias” (com Neila Medeiros), “Aqui Agora” (versão 2008) etc. A disparidade dentro de um mesmo departamento de jornalismo é tanta que chegou-se ao absurdo de termos Dudu Camargo dançando e Karyn Bravo e Joyce Ribeiro, de fato apresentando um jornal na bancada, dentro de um mesmo produto (“Primeiro Impacto”).

Dudu Camargo dançando e Karyn e Joyce na bancada. Sim, tudo isso é o “Primeiro Impacto”

O jornalismo do SBT é um arremedo de “ilhas”. Você pode encontrar de produtos inacreditavelmente bons a bizarramente ruins. O que será que o telespectador médio pensa disso? E os anunciantes? O que é o “Primeiro Impacto”? Um jornal sério de bancada ou um jornal humorístico?

O problema dessas respostas é que geralmente elas são cruéis. Resultam em demissões, jornais fora do ar e mais enlatados na grade. O que é o jornalismo do SBT? Deixe também a sua opinião em nossa caixa de comentários.

*É graduado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Escola de Comunicação da UFRJ. Teve passagens pelo SporTV, como coordenador de produção, e pelos canais Esporte Interativo, onde foi coordenador de programação. Atualmente escreve artigos de opinião às segundas-feiras no SBTpedia

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter