Entrevista SBTpedia: Larissa Manoela, estrela teen da teledramaturgia do SBT

 
Por José Eustáquio Júnior (@juniorpitangui) e Pedro Nascimento (@pedromnasciment)

Fenômeno teen, sucesso incontestável nas redes sociais, atriz, cantora e dubladora. Com seus múltiplos talentos e há 7 anos na teledramaturgia do SBT, onde começou a carreira nas novelas, Larissa Manoela pode ser considerada uma artista completa. Começou com Vivi em “Corações Feridos”, ficou reconhecida nacionalmente como Maria Joaquina no remake de “Carrossel”, fez sucesso no papel das gêmeas Manu e Isabela em “Cúmplices de um Resgate” e agora se prepara para estrear como Mirela em “As Aventuras de Poliana”. Mesmo com uma carreira tão intensa, Larissa descolou um espaço em sua agenda para conversar sobre essa trajetória com o SBTpedia, a qual você confere agora na íntegra:

SBTpedia: Você chegou ao SBT com 10 anos, em 2010, para fazer “Corações Feridos” na época. Como foi sua porta de entrada na emissora? Como foi esperar até 2012 (com você já gravando Carrossel) para ver a trama no ar?
Larissa Manoela: Quando eu entrei na novela Corações Feridos, pra mim foi um grande presente, até porque eu já tinha feito uns testes e esse foi o meu primeiro teste no SBT. Eu fui indicada por uma mãe de uma amiga minha, que inclusive está agora na novela As Aventuras de Poliana. Eu passei por várias fases de testes até chegar nas últimas selecionadas e me escolherem. A novela foi muito gostosa de gravar, a trama era muito boa e envolvente. Me escolheram pra fazer Carrossel por conta de Corações Feridos, então eles já conheciam meu trabalho e eu não precisei fazer teste de novo. Foram dois grandes presentes pra mim e ver meu crescimento como pessoa e como profissional nas duas novelas foi incrível.

SBTpedia: A personagem Vivi em “Corações Feridos” era encantadora. Representava toda a inocência do interior, brincando ali com sua boneca Serafina e sempre pronta para ajudar os outros. Qual cena em Corações Feridos você se recorda com mais carinho?
Larissa Manoela: A Vivi foi uma personagem muito querida mesmo, ela acabou conquistando um espaço ali no núcleo do interior, muito importante até porque ela que estava sempre disposta a ajudar, era a única criança do interior e trazia a graça de estar brincando e trazendo a inocência. Uma das cenas que recordo com bastante carinho foi quando um dos personagens principal, o Rodrigo [Paulo Zulu], acaba falecendo no acidente de carro e a minha personagem ajuda as pessoas que estavam sofrendo com o ocorrido para ficarem bem e ela passa a ter uma forte relação com a Dona Amanda [Patrícia Barros]. Ela acaba se envolvendo muito com isso, então tive várias cenas de emoção e bastante afeto com outros atores. Foi muito bonita essa passagem da novela.

SBTpedia: O papel de Maria Joaquina em “Carrossel” rendeu a explosão de sua carreira como atriz, sendo reconhecida nacionalmente. E a personagem era cercada por assuntos densos e complicados para o público infantil, como o preconceito racial e a relação rico x pobre. Como foi trabalhar todas essas questões?
Larissa Manoela: A novela toda em si eu acho que abordava assuntos muito importantes. Eu aprendi muito com a Maria Joaquina sobre a questão racial e a questão do rico x pobre e a medida que eu ia aprendendo eu via que estava passando esse recado para os fãs. Fora os outros temas que eram abordados na novela também, como o bullying. Pra mim foi extremamente bom passar esse recado eu sendo tão jovem, de uma forma sutil para que as pessoas entendessem e para que elas entendessem de uma forma positiva. As crianças aprenderam muito com isso e abordar esses temas foi muito bom. Eu achei que as pessoas fossem detestar a Maria Joaquina pelo comportamento dela, porque embora ela fosse criança ela tinha uma ponta de maldade, mas acho que consegui separar a personagem da Larissa Manoela. Foi muito especial o reconhecimento do público.

SBTpedia: Você sempre diz em entrevistas que Cúmplices de um Resgate foi um grande desafio porque não bastaram fazer duas gêmeas. Ainda tinham cenas em que uma gêmea se passava pela outra, o que acabava fazendo com que 4 personagens surgissem. Existiu um preparo especial para esses papéis e qual a maior dificuldade de viver gêmeas tão distintas em uma novela?
Larissa Manoela: Nessa novela a gente contou com workshops e um preparador. Eu senti uma entrega muito grande do nosso preparador Beto Silveira. Ele confiou muito em mim. Eu fiz uma pesquisa grande para descobrir mais sobre as personagens, os trejeitos, o jeito que cada uma falava, se comportava. E acho que isso ficou muito claro para as pessoas que assistiram a novela, a diferença de uma da outra. Eu pesquisei várias pessoas que já tinham interpretado gêmeos e assisti algumas coisas para poder me inspirar. Eu acabei vendo que no meu caso era mais específico porque eu tinha que interpretar gêmeos se passando pelo outro e geralmente gêmeos são antagonistas. Pra mim isso foi maravilhoso, eu aprendi muito. Acho que não tem uma dificuldade, e sim um cuidado para mostrar a diferença de uma da outra. Contei com a ajuda do preparador e do diretor geral da novela.

SBTpedia: Larissa, você tem sido figura recorrente no júri do quadro “Talento Infantil” do Programa Silvio Santos. Como é, ali no palco, contracenar ao lado do Silvio Santos, que sempre é muito imprevisível e “zoeiro” nos comentários?
Larissa Manoela: É incrível, é muito gostoso estar ali no palco junto com os amigos que trabalharam comigo e que fazem parte da emissora e, principalmente, estar ali com o Silvio. Eu sempre tô preparada para os comentários e brincadeiras que o Silvio faz, até porque ele gosta dessa naturalidade, ficar à vontade no palco. A gente acaba se divertindo e caindo na brincadeira. É sempre uma emoção estar no palco com ele. Eu fico muito feliz quando sou chamada para participar. Às vezes quando a gente fica um tempo sem gravar, nós mesmos sentimos saudades de gravar e pedimos.

SBTpedia: A recente visita da atriz mexicana Angelique Boyer ao SBT deu ainda mais “pimenta” na comparação entre vocês, que fisicamente parecem muito, especialmente no visual da novela “Teresa”. Você se acha parecida mesmo com a Angelique?
Larissa Manoela: Eu vi muitos fãs comparando a minha foto junto com a dela e eu fiquei muito feliz de saber da comparação e que algumas pessoas até apoiaram fazer algumas personagens que ela já fez. Ela é uma excelente atriz e eu já acompanhava o trabalho dela. Ela é uma pessoa muito amada e querida também, as pessoas adoram. Quando ela esteve no SBT foi uma pena que não foi possível um encontro, mas eu tenho certeza que uma hora dará certo de nos conhecer, bater um papo e tirar nossa foto juntas para mostrar para as pessoas e para nós mesmas se somos parecidas. Fiquei muito feliz com a comparação.

SBTpedia: Qual tipo de personagem você tem vontade de fazer e ainda não fez?
Larissa Manoela: Eu tenho vontade de fazer alguma personagem que sofra algum distúrbio ou tenha alguma deficiência, acho que seria muito legal e um desafio muito grande interpretar algo assim, como a Alinne Moraes, por exemplo, já interpretou.

SBTpedia: Você costuma ser muito ativa em suas redes sociais, especialmente no Instagram, sempre postando muitas fotos e buscando sempre um contato com seus fãs. Como você analisa o perfil de fã de sua carreira? Ele vem crescendo com você desde Carrossel ou a cada trabalho em uma nova novela esse grupo se modifica?
Larissa Manoela: Eu acho que conforme o tempo a galera vem me acompanhando mais pelas redes sociais. Sempre tem os fãs clubes, a galera que acompanha eu como pessoa como os “Larináticos” e “Larináticas” e a galera que acompanha as novelas e também tem fã clube. O público a cada trabalho vem crescendo junto comigo, acaba surgindo novas pessoas, mas aqueles desde Carrossel continuam.

SBTpedia: Você já fez vários filmes como “O Palhaço”, “Carrossel – o filme”, “Meus Quinze Anos” e agora recentemente “Fala Sério, Mãe”. A preparação para atuar em cinema é diferente da TV? Conta um pouco sobre essa experiência.
Larissa Manoela: O processo é um pouco diferente porque na TV a gente grava por um longo período, gravando várias cenas. No cinema a gente acaba tendo um tempo mais curto, as cenas são mais detalhadas e acaba sendo mais demorado para gravar as cenas. A gente faz uma preparação antes para entender a personagem e na novela a gente acaba fazendo isso também de uma forma mais rápida por um período maior. Eu adoro também estar no cinema, porque filme hoje dá muito certo, porque a galera sai bastante de casa pra assistir, se divertir junto com os amigos, família e acaba sendo uma distração para as pessoas. A experiência foi maravilhosa, eu amo cinema.

SBTpedia: Você é ainda muito jovem, mas seus trabalhos na emissora até hoje foram especialmente dedicados ao público infantil e infantojuvenil e com grande sucesso nesse universo. Você se recorda de algo ou alguém que te marcou muito na infância numa atração do SBT?
Larissa Manoela: Eu acompanhei o SBT durante toda a minha infância, gostava muito de assistir com meu avô e minha avó. Além da novelas da tarde, eu assistia muito Chaves. E a minha maior paixão quando era pequenininha era RBD (Rebelde), eu assistia muito, eu fiz até a minha festa dos 6 anos do Rebelde, gostava demais, não podia perder nenhum capítulo.

SBTpedia: Durante as novelas que você já fez você convive e faz amizade com vários atores. Mas elas continuam após o término? Quais são os atores que você mais mantém contato?
Larissa Manoela: Nas novelas a gente acaba criando uma família, porque convivemos juntos, até mais do que a nossa família em casa. Os atores que mais tenho contato são a Maisa, o Jean e a Isabela Moreira, que está comigo agora em “As Aventuras de Poliana”.

SBTpedia: O que você pode nos contar a respeito de Mirela, a sua próxima personagem em “As Aventuras de Poliana”?
Larissa Manoela: Bom, a Mirela é uma adolescente sempre aberta para novas oportunidades que a vida dá, ela é uma menina bastante sonhadora, que quer achar seu lugar ao sol, que quer está no meio dos jovens e entender mais um pouco sobre isso e às vezes acaba sofrendo um pouco com as coisas que ela passa de uma forma bastante dramática. Ela é a típica adolescente, gosta de aventuras, conhecer novas aventuras, novas pessoas. Ela é uma menina engraçada, doidinha (risos).

SBTpedia: Recentemente vimos você participando de uma edição especial do programa “Bake Off Brasil”. Você gosta de cozinhar? Como é a Larissa Manoela longe das câmeras?
Larissa Manoela: Eu sempre digo que eu gosto muito de desafios e pra mim participar desse programa foi um dos maiores desafios dentro do SBT pra mim, porque eu não sei cozinhar, sou péssima na cozinha (risos). Eu tive que treinar bastante antes pra não fazer tanta besteira na hora, mas acabou que deu certo e foi legal a experiência. Foi algo novo pra mim e que eu curti muito fazer. Longe das câmeras, eu sou muito na minha, reservada, às vezes até tenho um pouco de receio de conversar, mas depois acabo me soltando. Eu gosto muito de ser eu mesma, quando eu vou me soltando acabo sendo uma pessoa legal e as coisas vão fluindo também.

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter