Infantil Bom Dia & Cia completa 25 anos de história nesta quinta-feira; veja trajetória da atração

Nesta quinta-feira, 02 de agosto, o programa Bom Dia & Cia completa 25 anos. Formatado por Nilton Travesso, o Bom Dia & Companhia estreou em 2 de agosto de 1993, inovando a fórmula dos programas infantis apresentados na época. Não havia auditório, e a atenção do programa era exclusivamente voltada para os telespectadores mirins, com atividades, dicas de leitura, pílulas sobre ciências e nutrição. Eliana, a primeira apresentadora, contou com vários personagens, entre eles Fritz, o computador que desvendava o universo do desconhecido e trazia a resposta para as dúvidas da apresentadora. Em 1995, surge Melocotom, um monstrinho que adorava “comidas e abraços”, e interagia com Eliana na condução das atividades.

 Foto: Divulgação/SBT

No ano seguinte, a casa-cenário ganha novos ambientes, como a lavanderia, e o quintal, onde surgem Bizuca, uma minhoca que ensinava sobre ecologia, mas somente a apresentadora entendia o que ela falava, e Recicléia, uma boneca feita com produtos recicláveis que alertava sobre a importância da economia de recursos naturais. Em abril de 1997, a atração é rebatizada de "Eliana & Cia" e Eliana interpreta novos personagens como uma menina curiosa que contava histórias em sua imensa poltrona, uma joaninha que voava pelo Brasil, um mecânico trapalhão e uma repórter muito curiosa. Musicais também fazem parte e Eliana recebe artistas como É o Tchan, Thalia, Daniela Mercury, entre outros. Em 1998, Jackeline Petkovic assumiu o comando da atração, que voltou a se chamar Bom Dia & Cia e contou com outros diversos personagens, como Pato Malandro, Nana Banana, Tunico e Tinoca e Bananas de Pijama. Em 2001 o infantil ganha novos cenários e uma nova linguagem, futurista e tecnológica. Jacky ganha uma assistente de palco, Micheli Giudice e o extraterrestre Gugui, que pousa sua nave no cenário. Além do Sr Livro, ensinando novas palavras e os pássaros Piu e Pia. Jéssica Esteves e Kauê Santin passaram a apresentar a atração em novembro de 2003 e deixaram como marca desta fase as histórias que contavam antes da exibição dos desenhos animados. Em 2005, Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro assumem o Bom Dia & Cia ao lado da professora de dança Ítala Matiuzzo.

Após algumas reformulações, os dois passaram a apresentar sozinhos mostrando a cada dia, curiosidades sobre profissões e inovações do momento. Em 2007, o infantil passa a ser transmitido ao vivo, em total interatividade com o público e dando prêmios por telefone. Já em 2008, Maisa Silva passou a dividir com Yudi e Priscilla o comando da atração, assumindo o Bom Dia & Cia às quintas e sextas. Eventualmente, a menina Rebeka Angel também esteve à frente do “Bom Dia”. Em 2012, Priscilla passou a comandar a atração na companhia do palhaço Bozo, que voltava ao ar após 22 anos. Em 2013, Bozo e sua turma passaram a dividir o comando da atração com a dupla Patati & Patatá e os atores Jean Paulo Campos e Maísa Silva, de Carrossel. Posteriormente, Matheus Ueta e Ana Vitória seguiram sozinhos no comando.

No final de 2014, Matheus ganhou uma nova amiga de palco, a fofa Anna Júlia. Juntos comandaram o Bom Dia & Cia até a chegada de Silvia Abravanel, que em 2015 assumiu o programa, conquistando e encantando as famílias brasileiras. Silvia criou uma conexão não só com as crianças, mas também com os pais, que assistem ao programa em família. “A fidelidade não só das crianças mas também dos adolescentes e adultos no Bom Dia & Cia é porque usamos uma linguagem que fala com a família, as brincadeiras são interativas onde todos podem brincar, os desenhos são para a família toda e somos o único canal de tv aberta que se dedica às crianças e suas famílias”, diz Silvia Abravanel. A apresentadora ainda fala sobre a comemoração desses 25 anos: “É muito gratificante fazer parte desses 25 anos pelo fato de ter dirigido o Bom dia & cia por 12 anos e agora estar apresentando; é como criar um filho e agora vê-lo grande”.

Vice-liderança no mês de julho com a maior média do ano


O programa Bom dia & cia conquistou a vice-liderança no mês de julho. Obteve 7,7 pontos contra 6,8 da terceira colocada. Foi a maior média de 2018 comparando a média mensal desde de janeiro deste ano. Já comparando com julho de 2017, o programa obteve um crescimento de 17%, foi de 6,6 pontos para 7,7 em julho de 2018. O programa garantiu a liderança no dia 12.07, marcando 8,8 pontos contra 8,5 da segunda colocada.

Fonte: Kantar Ibope Media - MW - Dados Domiciliares (Rat% e Shr%) - Tabela de Programação - Grande São Paulo - Julho18 - Dados Arredondados com 2 Casas Decimais

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter