Campanha SBT do BEM destaca que pessoas podem ser mais do que 'estrelinhas no céu' quando doam órgãos

Para estimular a doação de órgãos, a SBT do BEM, plataforma de responsabilidade social do SBT, foi buscar inspiração em uma das explicações mais conhecidas – e lúdicas – que as pessoas dão aos pequenos quando perdem alguém querido, para mostrar que cada um pode fazer a diferença no mundo com a atitude de se declarar um doador. O conceito mostra que um dia todos vão virar “estrelinhas no céu”, mas se adotarem essa atitude tão importante, podem tornar-se um agente real e transformador para salvar vidas. A campanha conta com peças para mídia impressa e TV, com estreia no dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos. As peças têm assinatura da WMcCann e produção da O2 Filmes.


“As campanhas de estímulo à doação de órgãos costumam ser desafiadoras, pois precisam estimular tanto o indivíduo a se declarar como doador, como também gerar engajamento por parte de sua família, ao mesmo tempo em que aborda um assunto delicado que envolve a perda de alguém. Nesta ação entendemos que a utilização de uma linguagem leve e lúdica – como acontece no universo infantil – resultaria em um tom mais humanizado, que sensibiliza a população”, afirma Priscila Stoliar, Gerente de Marketing do SBT.

Utilizando um ponto de vista emocional, o filme mostra uma criança que, ao perceber que sua mãe está cabisbaixa, a questiona sobre o que aconteceu. A mãe responde que o papai virou uma estrelinha. A partir daí, a menina passa a procurar a estrelinha, olhando o céu da janela de seu quarto, desenhando uma estrela no papel, ou tentando procurar a tal estrelinha usando uma luneta. Ao final, mãe e filha encontram uma jovem e se emocionam muito. Na cena, podemos perceber que a garota possui uma tatuagem de estrela, mostrando que foi ela quem recebeu o órgão doado do pai. Confira o vídeo da campanha na íntegra abaixo.


O anúncio impresso traz uma carta para fazer o leitor refletir de verdade sobre o tema. Narrado em primeira pessoa, a peça trata o assunto com clareza e emoção, mostrando que um dia, todos vão deixar este mundo e virar uma estrelinha para alguém. Escolher ser doador agora enquanto é tempo, é uma decisão que pode fazer uma grande diferença.

FICHA TÉCNICA

Agência: WMcCann
Cliente: SBT
Produto: SBT do Bem
Nome da campanha: Doação de Órgãos
CCO: Hugo Rodrigues e André Marques
Direção de criação: Eiji Kozaka e Marcelo Conde
Criação: Guilherme Valverde e Gustavo Cavinato
Atendimento: Anna Moraes
Mídia: André França, Horácio Rosário, Daniel Neves, Elidiane Carmo
VP de Produção: Tato Bono
RTV/Artbuyer: Fabiana Diniz e Viviane Guedes
Produtora do filme: O2 Filmes
Diretora: Ale Pellegrino
Diretor de Fotografia: Marcelo Corpanni
Pós-produção: O2 Filmes
Atendimento: Rejane Bicca, Lili Pulz, Kel Rocha
Produtora de Som: Hitmaker
Trilha: Equipe Hitmaker Áudio
Atendimento: Maria Rita (Marrie)
Produção Gráfica: Ricardo Rodrigues e Maurício Martim
Projetos: Yarha Costa e Jonas Favaro
Aprovação pelo cliente: Priscila Stoliar e Becken Lima

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