Cartas e Cartazes nº 132: SBT tem dia de ‘global’ e transmite com exclusividade Show da Terra (30/05/1992)


 (Clique sobre a imagem para ampliar)

Por José Eustáquio Lopes de Faria Júnior (@juniorpitangui)

Hoje o Cartas e Cartazes conta a história do dia que o SBT foi global. Ou pelo menos se vende assim no anúncio. Vamos à história?

A Eco-92 foi uma das mais importantes conferências climáticas da história, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 3 e 12 de junho de 1992, com a presença de inúmeros Chefes de Estado de diversas nações do planeta. Antes, porém, no dia 30 de maio, foi feito o show de abertura, conhecido como “Show da Terra”. E ele é o protagonista da nosso artigo de hoje.

Para aquecer o público, no dia 3 de maio daquele ano foi criado o “Minuto Ecológico”, com Serginho Groisman, que era exibido no decorrer da grade de programação (em cerca de cinco inserções diárias) dando informações sobre o tema.

O SBT não só transmitiu, como organizou o “Show da Terra”. Para divulgar o evento, que ganharia espaço de 2 horas na grade de programação (16h30 às 18h30) naquele sábado, foi feito esse anúncio, bastante criativo, colocando o SBT no lugar do globo terrestre e a chamada principal de “Show da Terra. Hoje o SBT vai ficar global”, um claro trocadilho com a Rede Globo e o fato do SBT estar transmitindo algo de alcance internacional.

No texto explicativo do anúncio acima, isso fica ainda mais explícito: “O SBT vai transmitir ao vivo o Show de Abertura da Eco 92, o Show da Terra. E este show – exclusividade do SBT no Brasil – vai ser transmitido para 55 países. Em outras palavras, o Globo vai assistir o SBT. Com um evento de proporção e padrão global,  o SBT vai poder mostrar, da Praia do Botafogo direto para o mundo, atrações como Milton Nascimento, Marina, Chitãozinho e Xororó, Lô Borges, o cubano Pablo Milanez e muito mais. Incluindo neste muito mais a participação de Maurice F. Strong, o Secretário Geral das Nações Unidas. Acompanhe a grande abertura da Eco 92. O Sistema Brasileiro de Televisão, durante o Show da Terra, vai virar Sistema Internacional de Televisão. Por isso, hoje, das 16h30 às 18h30, você precisa se ligar no Globo. Com o SBT”.

Calculava-se que 350 milhões de pessoas em todo o planeta iriam ver o show, sendo que 150 mil “in loco” na Praia do Botafogo. O palco, de 12 metros de altura, tinha ao fundo a vista deslumbrante da enseada de Botafogo e do Pão de Açúcar, que eram realçados por 800 refletores, com 350 no palco e 450 na plateia. Quatro torres de áudio, instaladas em pontos estratégicos, garantiam a transmissão do som. E um canhão de raio laser projetava no Pão de Açúcar diferentes imagens, como do logo da Eco-92.

A apresentação do evento coube a Serginho Groisman, apresentador do SBT e do Minuto Ecológico, recebendo na abertura Marcello Alencar (prefeito do Rio) e Maurice Strong (Secretário-Geral das Nações Unidas). Lô Borges, parceiro histórico de Milton no Clube da Esquina, era o responsável pela abertura. Milton Nascimento era o astro principal do evento ou pelo menos assim era tratado na época e isso tinha uma motivação especial: ele era militante engajado na área da Aliança dos Povos da Floresta.

Além do número solo, tendo como base o repertório do seu último álbum, “LP Txai”, Milton Nascimento trazia clássicos como “Maria, Maria” e “Travessia”. Os demais artistas eram vistos como convidados especiais, já que todos elem cantavam pelo menos uma música em dueto com o cantor. Foi a primeira vez, por exemplo, que Marina (ou Marina Lima) cantou com Milton Nascimento, com as músicas “Acontecimentos”, “Eu Não Sei Dançar” e “Travessia”, que fecha o show.

O cantor Pablo Milanez veio de Cuba especialmente para o evento e cantou “Canción por La Unidad Latinoamericana”, de composição dele e de Chico Buarque. Já Chitãozinho e Xororó interpretaram “Nascemos para Cantar”, “Planeta Azul” e “Brincar de Ser Feliz” e ainda fizeram dueto em “Cio da Terra”, composição de Milton Nascimento.

Apostar em eventos especiais como esse sempre é uma boa para sair da rotina da grade de sempre. Atrai atenção da mídia, atinge público diferenciado, movimenta jornalismo e equipe técnica e chama novos anunciantes.

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter