Presidente da ONG Parceiros da Educação, Jair Ribeiro é entrevistado no 'Poder em Foco' deste domingo

O presidente da ONG Parceiros da Educação, Jair Ribeiro, é o entrevistado do Poder em Foco deste domingo (20), no SBT. Ele traça um panorama dos principais impactos da pandemia no setor, fala da gestão da educação pública no país e sugere alternativas para melhorar o aprendizado nos níveis fundamental e médio.

 Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que o Brasil avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas etapas de ensino, mas só cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019 do 1º ao 5º ano do fundamental.

Jair Ribeiro acredita que a adoção de escolas em tempo integral e professores com dedicação exclusiva nas mesmas unidades de ensino podem transformar a educação pública no Brasil em pouco tempo. “Essa relação pessoal professor/aluno, tem milhões de pesquisas indicando, que é um fator super preponderante no aproveitamento do aluno”, destacou e citou o exemplo desenvolvido em Pernambuco pelo Instituto de Corresponsabilidade Educacional. O projeto foi criado em 1999 pelo engenheiro Marcos Magalhães, então presidente da Phillips brasileira. Desde então, os índices no Estado têm melhorado.

Jair Ribeiro, 60 anos, é empreendedor, advogado e economista. Também é co-fundador da Alicerce Educação. Há mais de 15 anos, promove a parceria da sociedade civil com escolas públicas, e ressalta que o problema da educação é tão crítico que não pode ficar apenas sob responsabilidade do Estado. “A gestão precisa de continuidade. Normalmente, o governante olha um ciclo de quatro anos, que é pouco pra educação. Então quem pode ajudar esse processo é a sociedade civil organizada que precisa acompanhar de perto algumas escolas, diretorias regionais, municípios”, orientou.

O Poder em Foco é o programa de entrevistas do SBT em parceria editorial com o jornal digital Poder 360. É apresentado pelo jornalista Fernando Rodrigues e vai ao ar todos os domingos, logo após o Programa Silvio Santos.

PODER EM FOCO
Neste domingo, à meia-noite

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter