The Noite recebe Fabiano Siegel, especialista em Pelznickel, personagem típico do Natal alemão, nesta sexta-feira

No The Noite desta sexta-feira, dia 24 de dezembro, véspera de Natal, Danilo Gentili recebe Fabiano Siegel, presidente da Sociedade Pelznickel de Guabiruba (SC). Pelznickel também é conhecido como "Papai Noel do Mato". De acordo com a crença, ele é ajudante de São Nicolau. O Pelznickel sai às ruas nos dias 6 e 24 de dezembro para dar uma lição nas crianças bagunceiras. É uma tradição alemã, trazida pelos imigrantes. 
 
 Foto: Lourival Ribeiro/SBT
 
"Pelz" significa pelos ou pelagem e "Nickel" é diminutivo de Nicolau. A figura folclórica com máscara assustadora, chifres e barba longa, veste trapos, palhas e matos, carregando chicotes e instrumentos barulhentos. Diz a lenda que São Nicolau ia às casas acompanhado de andarilhos com intuito de recompensar os bonzinhos e exigir obediência daqueles que não tiveram bom comportamento durante o ano. As crianças são obrigadas a entregar as chupetas e mamadeiras para o Pelznickel, e nunca mais pegam de volta.

Além dos Pelznickels e de São Nicolau existem alguns outros personagens que participam do festival e dos desfiles, como Cristkindl, que são mulheres que saem com vestes de casamento distribuindo presentes. Cristkindl significa menino Jesus. A criatura tem provavelmente origem luterana.

Fabiano começou a fazer o Pelznickel aos 12 anos, quando perdeu o medo do monstro. A tradição foi perdendo força, criaram então a Sociedade Pelznickel para reviver o costume. A prática existiu também em outras cidades como Brusque e Blumenau, mas perdeu-se com o tempo e hoje só existe em Guabiruba. A Sociedade Pelznickel de Guabiruba foi criada no começo dos anos 2000 e é formada por cerca de 80 integrantes.

Há 10 anos existe o Pelznickelpaltz, um festival idealizado para a apresentação do Pelznickel para atender a demanda dos turistas, que não encontravam as criaturas nas ruas. O grupo fez um espaço onde os monstros ficam fixos nos dois primeiros finais de semana de dezembro. No dia 24 fazem a parada e os desfiles pela cidade.

Para Fabiano Siegel, os Pelznickels marcam o natal na memória das crianças, que hoje só ganham presentes e não criam vínculo com a data.

THE NOITE
Nesta sexta, logo após a Tela de Sucessos

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter