Embaixadora do projeto ‘Carbono Zero – Mudas que Mudam’, Silvia Abravanel participa de plantio no Parque Ecológico do Tietê

Dando sequência ao projeto ‘Carbono Zero – Mudas que Mudam’, a embaixadora Silvia Abravanel esteve nesta segunda-feira, 7 de março, no Parque Ecológico do Tietê, situado na zona leste da cidade de São Paulo, para participar de mais uma fase do plantio de cerca de 280 espécies de mudas nativas. O projeto é fruto de uma parceria entre o SBT do Bem, plataforma de responsabilidade social da emissora, e a GeoSustent, empresa de engenharia e consultoria ambiental.

Foto: Francisco Cepeda/SBT
 
A iniciativa teve como objetivo quantificar – por meio de modelos de equações matemáticas - as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) geradas durante o Teleton, como por exemplo: consumo de energia elétrica, água, utilização de combustíveis fósseis, entre outros e compensá-las por meio do plantio de árvores. A ação está sendo realizada em parceria com o IBDN - Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza.

Por que 280 mudas?
 
A equipe de consultoria da GeoSustent levantou dados relativos aos principais impactos ambientais ocorridos durante o Teleton e avaliou um cálculo para converter os dados em termos de emissões de poluentes, utilizando uma unidade padrão nomeada “dióxido de carbono equivalente (CO2eq.)”. Com a quantidade de carbono calculada, foi possível estimar o número de árvores necessárias para compensar estes Gases de Efeito Estufa e mitigar o impacto negativo para o meio ambiente. A escolha de plantar árvores foi sugerida devido ao seu processo de fotossíntese, no qual o gás carbônico é removido da atmosfera e o oxigênio é liberado ao longo do seu crescimento.

O projeto ‘Carbono Zero - Mudas que Mudam’ está alinhado com as diretrizes internacionais de combate às mudanças climáticas e reforça o compromisso com a sustentabilidade do SBT do Bem que utilizará o seu poder midiático para somar esforços e ampliar o alcance das tão necessárias ações de combate dessa grande ameaça à biodiversidade.

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter