Danilo Gentili bate um papo sobre ventriloquia com Warley Santana no The Noite desta terça-feira; veja detalhes

O convidado de Danilo Gentili nesta terça (19), é comediante, ventríloquo e está lançando o primeiro manual de ventriloquia em português. Warley Santana comenta sua publicação e explica: “não existia nenhum material em língua portuguesa no mundo. Qualquer país lusófono. Nem Portugal, Angola, Moçambique. Por isso a editora que fez é de Portugal. Eles souberam que a gente estava querendo fazer e se interessaram pelo assunto”. Com prefácio de Tom Cavalcante, a obra também traz dicas de manipulação do bonequeiro André Milano.

Foto: Lourival Ribeiro/SBT

Warley traz itens de sua coleção pessoal de bonecos para mostrar ao apresentador os vários tipos que ele já chegou a manipular e também os que comprou por ser um apreciador desse tipo de arte, incluindo itens americanos. Ele mostra a diferença entre fantoche e um ventríloquo, contando: “a diferença é a entrada e o tipo de manipulação”. Danilo pergunta se a função traz algum tipo de dor no corpo, devido ao peso dos bonecos, e Santana responde: “sim, a gente tem o acompanhamento de uma fisioterapeuta”.

Falando do início da carreira, recorda que fez sua primeira manipulação durante o programa “Formigueiro” e afirma que a atividade existe desde os tempos bíblicos. “Começou uma coisa meio ‘dark’, para dar golpes. Depois que virou, no final do século dezoito, uma arte e entretenimento”. Durante o papo, o comediante faz ainda demonstrações com alguns de seus personagens, como Plínio e Antenor, contando histórias curiosas que já aconteceram com eles.

THE NOITE
Nesta terça, logo após o Cine Espetacular

# Parceiros


#Facebook: SBTpedia

#Twitter